menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

"Energia debaixo de água". Toda a história do Projeto de instalação do cabo submarino em Viana do Castelo

 

"Energia debaixo e água. A história de um cabo submarino" é o título do vídeo que conta toda a história do projeto de instalação do cabo submarino concluído recentemente pela REN no âmbito do projeto de ligação em (Muito) Alta Tensão de Centrais Offshore à rede elétrica para receção de energias renováveis marinhas produzidas ao largo de Viana do Castelo. (Veja o vídeo abaixo)

A obra enquadra-se na construção e disponibilização de infraestruturas da rede de transporte de eletricidade - designadamente um cabo submarino numa extensão de aproximadamente 17 km (que já se encontra em serviço desde o final de 2019), respetivas terminações, e um posto de corte em terra no Porto de Viana do Castelo, atualmente na fase final da construção -  para assegurar o escoamento da energia produzida no Parque Eólico da WindPlus a 17 km da costa portuguesa ao largo de Viana do castelo.

Estas infraestruturas, preparadas para serem operadas a 150 kV, mas que serão, nesta fase, operadas a 60kV, são as primeiras desta natureza, em Portugal, a poderem funcionar em muito alta tensão e permitem a integração no Sistema Elétrico Nacional de centrais até uma potência total de 200 MVA.