menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Arranque do Cálculo Intradiário de Capacidade no Sudoeste Europeu (1ª sessão)

 

Os Operadores de Redes de Transporte (ORT) da Região de Cálculo de Capacidade (RCC) do Sudoeste Europeu (SWE), em conjunto com o Coreso, estão a desenvolver e a implementar soluções de integração de mercado definidas na legislação europeia. A integração do mercado de eletricidade é uma das pedras basilares da transição energética para um sistema energético livre de carbono. Esta integração favorece o caminho na direção de uma utilização mais eficiente das fontes de abastecimento e da infraestrutura, e aumenta a segurança do abastecimento.
 
Neste contexto, os ORT da SWE, com o apoio do Coreso, deram início à implementação de um processo de cálculo da Capacidade Coordenada para o Dia Seguinte, que entrou em funcionamento em janeiro de 2020. Este processo é o primeiro que utiliza o formato CGMES na Europa e considera as restrições de ângulo e tensão durante o cálculo.


Mais recentemente, após a entrada em vigor Regulamento (UE) 2019/943 do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia de 5 de junho de 2019, relativo ao mercado interno da eletricidade, foi implementada em fevereiro de 2022 uma nova versão deste do processo de cálculo da Capacidade Coordenada para o Dia Seguinte que cumpre o requisito da "meta mínima de 70%".
 
Após uma fase de estabilização de seis meses para o processo referido, e em simultâneo com a implementação da "meta mínima de 70%" para o Dia Seguinte, as partes interessadas do SWE deram também início ao desenvolvimento do processo de cálculo intradiário da capacidade. Este desenvolvimento está dividido em duas partes que serão implementadas sequencialmente:

  • uma primeira sessão que se baseia nos DACF e abrange o dia inteiro;
  • uma segunda sessão que utiliza a IDCF e abrange a segunda metade do mesmo dia.

A primeira sessão intradiária ocorreu no dia 15 de março de 2022.
 
O processo de cálculo intradiário da capacidade é um dos últimos marcos para os ORT e Coreso do SWE cumprirem integralmente o CACM (atribuição de capacidade e gestão de congestionamentos).
 

Sobre a RCC da SWE
A RCC do SWE consiste nas fronteiras das zonas de licitação entre os seguintes Estados-Membros da UE: Espanha, Portugal e França. Coreso, como centro de Coordenação de Segurança Regional (RSC), assegura a boa cooperação dos ORT envolvidos e desempenha um papel importante em todos os processos coordenados no SWE. Pode encontrar mais informação sobre o SWE em 
https://www.entsoe.eu/network_codes/ccr-regions/.

Também pode obter mais informação sobre o nosso RSC e sobre os futuros serviços do RCC aqui.