menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

European Hydrogen Backbone estima rede transeuropeia de hidrogénio de 28.000 quilómetros em 2030

 

A iniciativa European Hydrogen Backbone (EHB) estima que a rede transeuropeia de hidrogénio (H2) será composta por cerca de 28.000 km em 2030,  representando um crescimento em cerca de 140% face ao considerado no lançamento inicial deste estudo, em 2021. Portugal integra esta visão europeia com o contributo das atuais redes do SNG (Sistema Nacional de Gás) para esse objetivo.

A EHB, de que a REN é membro em conjunto com mais 30 operadores de redes de transporte europeus, promoveu uma avaliação do potencial para antecipar, no horizonte de 2030, o desenvolvimento de corredores transnacionais de hidrogénio, tendo por base a possibilidade de adaptar alguma infraestrutura de gás existente e a construção de infraestrutura dedicada. Este trabalho foi feito Esta avaliação insere-se no âmbito da estratégia europeia de diminuição da dependência energética e aumento da segurança de abastecimento, consubstanciada na recente comunicação da CE REPower.

Em 2040 a EHB estima que o backbone terá um total de 53.000 km, composto pela conversão de 40 a 60% de gasodutos de gás natural, sendo o remanescente de novas infraestruturas dedicadas. Os mapas de visão digitais interativos serão publicados no novo site da EHB no final de abril.

Consulte o relatório completo aqui (versão em inglês).