menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Leilão de Garantias de Origem com recorde de receitas

 

Realizou-se no passado dia 26 de maio o décimo leilão de garantias de origem (GOs), certificados que atestam ao consumidor de eletricidade que a fonte da produção dessa energia é renovável e que em Portugal são emitidos pela REN - Rede Eléctrica Nacional. Pela primeira vez, o resultado líquido do leilão ultrapassou os 5M€, valor que será deduzido ao sobrecusto com as renováveis suportados pelos consumidores portugueses.

Foram leiloados 3,26 milhões de GOs (o que equivale a 3,26 TWh de energia certificada), divididos em oito lotes, segundo os critérios de tecnologia (solar, eólica, hídrica e térmica) e período de produção (entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022), tendo sido adjudicados na sua totalidade. Participaram no leilão 17 entidades, tendo 15 conseguido efetuar pelo menos uma aquisição. No leilão foi ainda atingido um novo valor máximo (1,95€) para a energia solar.

A REN assume, em Portugal Continental, o papel de Entidade Emissora de Garantias de Origem (EEGO) responsável pela implementação e gestão do sistema de emissão de GOs, compreendendo o registo, a emissão, a transferência e o cancelamento eletrónico destes certificados. A EEGO iniciou a sua atividade em março de 2020.

Até ao momento solicitaram já o pedido de inscrição cerca de 345 empresas, incluindo produtores, comercializadores e brokers. No que diz respeito às instalações de produção, encontram-se registadas quase 700 instalações, totalizando aproximadamente 15,4 GW de potência instalada.