menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Nova Equipa de Liderança ENTSO-E toma posse

 

No dia 1 de julho tomou posse a nova equipa de liderança da ENTSO-E, associação que reúne os operadores de transporte de eletricidade europeus, entre eles a REN. O novo corpo dirigente volta a ser liderado pelo Presidente, Hervé Laffaye, responsável pelos Assuntos Internacionais e Europeus da RTE, o operador da rede de transporte francesa; o Vice-Presidente, Zbyněk Boldiš, Diretor da Secção de Assuntos Internacionais da ČEPS a.s., o operador da rede de transporte checa; e o Presidente do Conselho de Administração, Joachim Vanzetta, Diretor do Sistema de Controlo da Amprion GmbH, um dos quatro operadores da rede de transporte alemã (ORT). Os três cumprem o segundo mandato à frente da ENTSO-E.

A liderança da ENTSO-E inclui também o Vice-Presidente do Conselho de Administração, cargo ocupado, até 30 de junho, por Pascale Fonck, Diretora de Relações Externas da Elia System Operator SA, que terminou, nessa data, o seu segundo mandato. O novo Vice-Presidente do Conselho de Administração será eleito na primeira reunião regular do novo Conselho de Administração após o verão.  

Hervé Laffaye declarou: «Estou muito grato à Assembleia da ENTSO-E por me reeleger como Presidente. Estou ansioso por continuar a cumprir, juntamente com o Presidente do Conselho de Administração, Joachim Vanzetta, a Secretária-Geral, Sonya Twohig, e a respetiva equipa, a importante missão da ENTSO-E. Os ORT europeus, em colaboração na ENTSO-E, asseguram a segurança de uma das maiores redes interligadas do mundo, o funcionamento e desenvolvimento ideais dos mercados interligados, bem como a integração de fontes de energia renováveis e de tecnologias emergentes. É para mim uma enorme honra liderar, num novo mandato, a associação profissional europeia de ORT que, enquanto entidades independentes, isentas e reguladas, atuam no interesse da sociedade.»

Joachim Vanzetta referiu: «Gostaria de expressar a minha profunda gratidão a todos os ORT europeus membros da ENTSO-E pela confiança depositada e pela minha reeleição como Presidente do Conselho de Administração. Encaro como sendo esta uma oportunidade única para desenvolver ainda mais a associação, com base na nossa visão e objetivos comuns. Sendo a ENTSO-E a facilitadora do objetivo de neutralidade climática até 2050, em linha com o Pacto Ecológico Europeu, envidarei esforços para garantir que a missão comum desta entidade seja posta em prática, contribuindo, simultaneamente, de forma ativa com a nossa experiência em ORT no âmbito europeu. Exigirá múltiplas soluções, incluindo integração de sistemas de energia, desenvolvimentos em terra / offshore, cooperação mais estreita com os ORD, mas também informatização e inovação. A ENTSO-E terá um papel fundamental a desempenhar em facilitar a colaboração e comunicação necessárias para um sistema de sistemas interligados

Presidentes das Comissões

Os Presidentes das Comissões da ENTSO-E e do Grupo Jurídico e Regulador entraram também em funções no dia 1 de julho. Håkon Borgen, Vice-Presidente Executivo de Tecnologia e Desenvolvimento da Statnett SF, e Tahir Kapetanovic, Diretor do Centro Nacional de Controlo da Austrian Power Grid AG, foram reeleitos, respetivamente, como Presidente da Comissão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação e Presidente da Comissão de Operações do Sistema.

Gerald Kaendler, Diretor da Gestão de Ativos na Amprion GmbH, foi eleito Presidente da Comissão de Desenvolvimento de Sistemas; Kjell A. Barmsnes, Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Mercado na Statnett SF, foi eleito Presidente da Comissão de Mercado, e Fokke Elskamp, Consultor Corporativo no Departamento de Assuntos Regulatórios da Regulação Europeia da TenneT TSO B.V., foi eleito Presidente do Grupo Jurídico e Regulatório. Sucedem, respetivamente, a Dimitrios Chaniotis, Conselheiro Sénior do Diretor de Economia de Sistemas de Energia da RTE; a Konrad Purchała, Diretor-Geral do Departamento de Gestão de Sistemas da PSE S.A.; e Inés de la Barreda, Diretora do Departamento de Cooperação com Organizações Internacionais da REE S.A.

Elementos do Conselho de Administração

O novo Conselho de Administração é composto pelos seguintes elementos: Dirk Biermann (50Hertz Transmission GmbH); Damian Cortinas (RTE); Maurice Dierick (Swissgrid ag); Guido Guida (Terna SpA); Frank-Peter Hansen (Tennet TSO B.V.); Søren Dupont Kristensen (Energinet); Robert Paprocki (PSE S.A.); Eduardo Prieto (REE S.A.); Liam Ryan (EirGrid plc); Taavi Veskimägi (Elering AS); Dimitar Zarchev (ESO EAD).

Michael Jesberger (TransnetBW GmbH), Manos Manousakis (IPTO S.A.), Fintan Slye (National Grid ESO) e Yves Zumwald (Swissgrid ag) deixaram o Conselho de Administração da ENTSO-E a 1 de julho. Daivis Virbickas (Litgrid AB) deixou o Conselho de Administração da ENTSO-E em outubro de 2020 e foi substituído interinamente por Taavi Veskimägi até 1 de julho.

Os mandatos da ENTSO-E duram dois anos e podem ser renovados uma vez.

Declaração de Missão da ENTSO-E

O trabalho a desenvolver pela nova equipa de liderança será enquadrado na Declaração de Missão da ENTSO-E atualizada e adotada pela Assembleia em março de 2021. Esta declaração define a missão central da ENTSO-E, bem como a visão, os valores e as contribuições fundamentais da Associação. 

A equipa de liderança da ENTSO-E, os elementos do Conselho de Administração e os Presidentes das Comissões  

Fonte: https://www.entsoe.eu/news/2021/06/30/entso-e-new-leadership-team-appointed/