REN adere à Hydrogen Europe

A REN - Redes Energéticas Nacionais, SGPS é um dos mais recentes membros da Hydrogen Europe, instituição que representa a nível europeu o sector do hidrogénio e de Fuel Cell  e do qual fazem parte mais de 150 empresas entre as quais os principais TSO's (Transmission System Operator), mais de 100 organizações de R&DI e associações nacionais.

A adesão a este fórum, que está também representado no Hydrogen Council, constitui mais um importante passo no conjunto de iniciativas que a REN tem vindo a desenvolver, onde se inclui também as reuniões peer to peer com outros TSOs de referência no panorama europeu.

Ciente da importância do posicionamento da REN face ao contexto de forte aposta e desenvolvimento na descarbonização das redes de gás, esta candidatura vem robustecer o know-how interno e a relação com os stakeholders, tendo em conta o elevado nível de influência desta associação nas instituições Europeias do sector, tanto na definição ativa de roteiros, como ao nível de desenvolvimento de projetos inovadores.

Os ambiciosos objetivos decorrentes da transição energética, têm vindo a posicionar o hidrogénio, os demais gases renováveis e as atuais infraestruturas dos Sistemas de Gás, como elementos centrais do processo de descarbonização. Nesse contexto, os desenvolvimentos previstos para os gases renováveis, entre os quais se incluem o hidrogénio, biometano e o metano sintético, têm ganho especial relevância e destaque nos documentos de política pública europeus e nacionais, neste último caso, com particular enfoque para a Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2) e para o DL nº62/2020 que redefine a organização e funcionamento do Sistema Nacional de Gás (SNG), bem como o regime jurídico associado, incorporando os gases renováveis e a promoção progressiva da integração dos Sistemas Elétrico Nacional (SEN) e de Gás Natural (SNGN).