REN adere a iniciativa que defende a criação de redes energéticas ambientalmente sustentáveis

A REN - Redes Energéticas Nacionais aderiu à RGI - Renewables Grid Initiative, uma entidade que visa a colaboração de Organizações não Governamentais (ONG) e Operadores de Redes de Transporte de Energia (TSO) de toda a Europa e que promove o desenvolvimento de redes transparentes e sustentáveis do ponto de vista ambiental em linha com o Acordo de Paris.

"A adesão à RGI dar-nos-á a oportunidade de partilhar as nossas próprias experiências e aprendizagens com outros TSO europeus e ONGs, construindo um conhecimento comum sobre a proteção da biodiversidade enquanto construímos e mantemos redes elétricas e, em conjunto, encontramos novas soluções para evitar, mitigar, compensar e comunicar os impactos que a infraestrutura pode ter", explica João Conceição, COO da REN.

"A REN está no centro da descarbonização em Portugal, permitindo a expansão de quase 13 GW de energias renováveis nos últimos 15 anos, mantendo ao mesmo tempo a segurança do aprovisionamento como prioridade num contexto de eliminação progressiva do carvão. Vamos continuar a desenvolver uma rede energética segura e fiável, duplicando a eletrificação até 2024 e liderando a descarbonização através da incorporação do hidrogénio", refere ainda João Conceição.

A adesão da REN à RGI está alinhada com a estratégia de sustentabilidade da empresa e é mais um passo rumo à integração de fontes de energia renováveis, demonstrando o seu compromisso com os objetivos de atingir a neutralidade carbónica até 2040, de manter um desenvolvimento sustentável e combater as alterações climáticas, ao mesmo tempo que reforça a solidez financeira e o desempenho operacional de excelência da empresa.

A Renewables Grid Initiative constitui uma plataforma única que promove e desenvolve uma abordagem inovadora para a integração de fontes renováveis nas redes de transporte. Lançada em julho de 2009 conta hoje com 13 membros de toda a Europa. Desde 2014 que atribui o Prémio "Good Practices of the Year que se destina a iniciativas que demonstram boas práticas nas áreas da Comunicação, Inovação Tecnológica e Proteção Ambiental. Em 2020 distinguiu, na categoria "Communication & Engagement", o projeto "Estudos de impacte ambiental: visita virtual" da REN.