menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN doa viatura à Gondomar Social - Associação de Intervenção Comunitária

 

A REN - Redes Energéticas Nacionais doou uma viatura à Gondomar Social - Associação de Intervenção Comunitária, que irá contribuir para uma melhoria na prestação de serviços sociais na região. A instituição, para além dos serviços que presta regularmente à população, está neste momento a dar apoio ao Hospital de Retaguarda para doentes Covid, instalado no Seminário Bom Pastor, em Ermesinde.

Tendo em conta que a Gondomar Social está a fornecer seis refeições diárias aos doentes e pessoal médico, enfermagem e auxiliares da Estrutura de Apoio de Retaguarda (Covid) do Seminário do Bom Pastor, a viatura atribuída pela REN irá aumentar a capacidade da instituição na distribuição de bens alimentares e no transporte de pessoas.

Para Helena Loureiro, representante da Gondomar Social,"esta viatura é essencial para a promoção do bem-estar físico e emocional de todos os destinatários das ações dinamizadas pela Gondomar Social, tão fundamental na fase pandémica que vivenciamos e que, lamentavelmente, ainda se prolongará".

A título de exemplo, no âmbito do Serviço de Apoio Domiciliário, sem a viatura, não era possível a dinamização de variadíssimas ações que a organização implementa no sentido da retirada da situação de isolamento e de promoção da socialização e de relações interpessoais, das pessoas idosas em situação de isolamento.

No caso do trabalho específico com as jovens com problemas de comportamento, a promoção de atividades de vida saudáveis no exterior da organização, são essenciais para o seu equilíbrio e minimização dos problemas que apresentam.

Ora, atendendo a toda a logística organizacional com que as instituições se deparam, a possibilidade de acesso a mais uma viatura, permite o reforço e continuidade de dinamização das referidas atividades.

Neste sentido, a viatura doada pela REN é um extraordinário meio para a resolução dos problemas sociais com que o território de intervenção da Gondomar Social se depara.

"É um gosto, poder trabalhar com organizações que no âmbito da sua lógica de responsabilidade social têm o cuidado de orientar a sua política para atribuições de apoios tão específicos e essenciais, como é o caso da doação da viatura por parte da REN. Felicito a REN por mais esta iniciativa, tão diferenciadora e essencial para a promoção da resolução dos problemas sociais, no nosso país", refere ainda a mesma responsável.

Para Margarida Ferreirinha, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da REN," é com grande prazer que a empresa apoia a atividade de uma instituição como a Gondomar Social, que vai permitir uma maior flexibilidade e capacidade de resposta do serviço de apoio domiciliário prestado por esta instituição. Esperamos que esta viatura cedida pela REN contribua para o bem-estar dos cidadãos das comunidades abrangidas", refere ainda.

Fundada em 2010, a Gondomar Social - Associação de Intervenção Comunitária, está vocacionada para desenvolver respostas de caráter social, embora no seu âmbito de atuação também estejam abrangidos outros domínios como a saúde, cultura e educação.

De destacar o projeto Casa de Acolhimento Residencial Especializado - CARE Coração d'Ouro, para jovens meninas, entre os 12 e os 18 anos, em situação de extrema vulnerabilidade. As jovens vivem em permanência no lar, sendo que, por questões de segurança, têm as aulas no interior das suas instalações.