menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN e Centro Ciência LP lançam a 2ª Edição das Medalhas de Mérito Científico

 

A REN - Redes Energéticas Nacionais e o Centro Ciência LP, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), acabam de abrir a fase de candidaturas da 2ª Edição das Medalhas de Mérito Científico REN - Ciência LP, e que decorre até 9 de setembro de 2022. Esta iniciativa visa reconhecer e valorizar trabalhos de investigação realizados por jovens oriundos/as de países africanos de língua portuguesa (PALOP), em áreas da energia e transição energética.

Os galardões são inspirados no "Prémio REN" e podem ser atribuídos a mulheres até aos 35 anos, oriundas de países africanos de língua portuguesa que tenham realizado projetos de investigação no âmbito da sua formação avançada (mestrado ou doutoramento) em áreas de transição energética, e a estudantes, igualmente originários dos PALOP, que tenham realizado projetos de investigação no âmbito da sua formação avançada (mestrado ou doutoramento), e cujo objeto de estudo seja a transição energética em África.

O Júri que irá avaliar as diversas candidaturas às Medalhas de Mérito Científico REN - Ciência LP é selecionado pelas Escolas de Engenharia do respetivo consórcio e é composto por um mínimo de cinco Professores(as)/Investigadores(as) de Unidades Orgânicas que desenvolvem investigação nas áreas científicas a concurso. O Presidente do Júri é indicado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, enquanto Coordenadora do Consórcio das Escolas de Engenharia.

As Medalhas de Mérito Científico têm associado um valor pecuniário e poderão ser atribuídos dois prémios. Em ambas as categorias, são atribuídos ao primeiro prémio 5.000€ e 2.500€ ao segundo lugar.

A primeira edição aconteceu em 2021 e reconheceu, na categoria Mulheres Investigadoras, Felicidade Pemba Kinzo Garcia (Angola) pela Tese de Mestrado "The control of a three-phase PWM regenerative rectifier", enquanto Luzia Mendes Oliveira ficou em segundo lugar com "A sustentabilidade do desenvolvimento em Cabo Verde no contexto dos pequenos Estados insulares: A Política Pública de Energia"

Na categoria Jovens Estudantes, a Tese de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica - Energia e Automação Industrial, com o título "Otimização do Trânsito de Potência da rede MT com Tecnologia de Armazenamento na Ilha do Sal", de Denis Albertino dos Santos (Cabo Verde) foi a vencedora.  Em segundo lugar ficou Adyler Frota (São Tomé e Príncipe), pela Tese de Mestrado Integrado em Energia da Energia e de Ambiente, sobre "Otimização do Desempenho Ótico de amostras de silício cristalino por MACE".

O Centro Ciência LP, instalado no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, resulta do acordo assinado entre o Estado Português e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), na sequência de uma proposta do Governo de Portugal propunha a criação do "Centro Internacional para a Formação Avançada em Ciências Fundamentais de Cientistas oriundos dos Países de Língua Portuguesa", um Centro de Categoria 2, a operar sob os auspícios da UNESCO. A criação do Centro pretende fomentar, no contexto da UNESCO, a colaboração nos Países de Língua Portuguesa e a execução do seu Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no Domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.