menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN e Siemens Energy acordam parceria para solução de carregamento de veículos elétricos speed-E

 

A REN - Redes Energéticas Nacionais assinou um memorando de entendimento com a Siemens Energy para a criação de uma parceria técnica e comercial para o projeto speed-E, a solução inovadora de mobilidade que possibilita o carregamento de veículos elétricos diretamente a partir da rede de transporte de energia elétrica, isto é, das linhas de Muito Alta Tensão.

Este memorando de entendimento, que irá tornar a Siemens Energy a parceira técnica da REN no speed-E, irá permitir desenvolver diversos projetos em Portugal, mas também internacionalmente, aproveitando a presença global da empresa alemã. Na assinatura do memorando de entendimento estiveram presentes João Conceição, COO da REN, e Bahadir Basdere, VP Bushings, Instrument Transformers, Coils Segment, da Siemens Energy.

O speed-E, desenvolvido pela REN, tem como principal inovação a disponibilização de uma solução integrada de abastecimento, a partir da ligação à Rede de Muito Alta Tensão, que fará a transformação para Baixa Tensão. A sua vantagem é a disponibilização de elevada potência, dado estar ligado à rede de transporte, com presença em todo o país, permitindo assim alargar a oferta da infraestrutura de carregamento a uma rede de cerca de 9000 km.

A arquitetura modular da solução permite ainda a customização, mediante a necessidade de potência do cliente, suportando as necessidades das operações da empresa, sem restrições, através de múltiplos carregadores rápidos e/ou ultrarrápidos. 

O speed-E constitui uma alternativa competitiva e complementar às tradicionais, garante sinergias para o Sistema Elétrico global, particularmente em contextos de proximidade com a Rede Nacional de Transporte, é adequado para contextos de elevada potência (transporte pesado de passageiros ou elevado número de veículos em simultâneo como áreas de serviço, grandes hubs, como parques de estacionamento públicos e de transportes públicos, descarbonização de equipamentos de gestão florestal e setor fluvial).

Esta solução inovadora posiciona a REN como um facilitador da transição para a mobilidade sustentável, complementando as soluções existentes e apoiando a descarbonização do setor da mobilidade de forma economicamente vantajosa, utilizando a Rede de Transporte existente.