menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN entrega viatura ao município de Braga para reforçar defesa da floresta contra incêndios

 
A REN - Redes Energéticas Nacionais doou uma viatura à Câmara Municipal de Braga, no âmbito da sua política de apoio às comunidades locais, reforçando o compromisso da empresa com a prevenção e combate aos incêndios rurais. A viatura vai ser atribuída à Unidade Local de Proteção Civil (ULPC) da Junta de Freguesia de Sobreposta.
 
A Câmara Municipal de Braga e a Junta de Freguesia de Pedralva criaram, em 2019, uma equipa operacional na ULPC da Freguesia de Pedralva, tendo a primeira viatura da mesma sido oferecida pela REN. No município de Braga estão criadas mais cinco ULPC (União de Freguesias de Arentim e Cunha, União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, São Vitor, Espinho e Sobreposta), sendo que esta viatura irá ficar ao serviço da unidade de Sobreposta. Estas unidades têm como missão apoiar e executar a política local, nomeadamente na prevenção de acidentes graves ou catástrofes, promovendo a proteção e socorro das populações, dos bens e do património da freguesia.
 
Para João Gaspar, responsável da área de Servidões e Património da REN, "a empresa tem várias ações de prevenção em articulação com as autoridades competentes durante todo o ano, como a limpeza dos corredores de transporte de energia, que aumentam a resiliência aos incêndios rurais das nossas infraestruturas e dos territórios onde as mesmas se encontram implantadas, facilitando o combate de Bombeiros e Equipas de Proteção Civil. A criação destas Unidades Locais de Proteção Civil são um bom exemplo de prevenção e sobretudo mais um facilitador na Defesa da Floresta Contra Incêndios", salienta ainda.
 
Nos últimos 3 anos, no concelho de Braga, a REN limpou mais de 170 hectares em redor dos seus corredores de transporte de energia, tendo plantado nessas áreas mais de 13 mil árvores autóctones que permitem aumentar a biodiversidade local, assim como melhorar a resiliência da floresta aos incêndios florestais. 
 
Desde 2009, a REN doou 82 veículos no âmbito da prevenção de fogos florestais. 53 veículos foram doados a corporações de Bombeiros Voluntários e 29 a equipas de prevenção de incêndios da proteção civil das autarquias.
 
Atualmente, a REN é responsável pela limpeza de mais de 21 mil hectares de floresta em todo o país. Nos últimos 5 anos foram limpos mais de 39 mil hectares, o equivalente a uma autoestrada entre Portugal (Lisboa) e Moçambique (Tete). Em 2020, foram limpos cerca 10 603 hectares, dos quais 9587 em servidões e 1092 em propriedades próprias das concessões."