menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN reforça rede elétrica na região do grande Porto

 

A REN - Redes Energéticas Nacionais concluiu a 1ª fase da ampliação para 400kV da subestação de Vermoim, situada no concelho da Maia, num investimento de cerca de 20 milhões de euros. 

Previsto no Plano de Investimento da Rede de Transporte de Eletricidade, este projeto criou uma alternativa à Subestação de Recarei, situada no concelho de Paredes, como nó de 400 kV, melhorando a fiabilidade da rede nesta zona do País.

Esta é a primeira vez em Portugal que se instala uma subestação de 400 KV em tecnologia compacta no interior de um edifício, o que permitiu minimizar o impacto da instalação na envolvente urbana da zona.

A primeira fase, que agora se coloca em serviço, contém o equipamento de corte, seccionamento e medição necessário para ligar duas linhas de 400 kV bem como um novo autotransformador 400/220 kV de 450 MVA, e dois novos transformadores 400/60kV de 170MVA. A segunda linha de 400 kV, será posta em serviço ainda este ano.

O projeto teve particulares cuidados com a redução do impacte ambiental de que são exemplo os novos transformadores encapsulados para redução do ruído ambiente e a utilização das linhas existentes que já estavam construídas para este nível de tensão mas eram operadas a tensão inferior.
Para João Conceição, Administrador Executivo da REN, este projeto, que se iniciou em 2011 e termina no final de 2014, "tem como objetivo fortalecer a capacidade de transporte, a qualidade e a garantia de abastecimento dos consumos na região".