menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN renova e reforça compromisso com iGEN

 

A REN voltou a reforçar o seu compromisso com a igualdade de género com a renovação da sua adesão ao iGEN - Fórum Organizações para a Igualdade do Género, do qual é membro desde 2014.

Numa cerimónia pública que decorreu a 18 de maio, em Lisboa, a empresa formalizou a renovação do acordo com o Fórum iGen ao qual aderiram mais 5 novas empresas (Edit Value, El Corte  Inglés, Jerónimo Martins, Merck Portugal e Sonae MC). Ana Chamiço, da Direção de Recursos Humanos, representou a REN no evento, que contou com a presença da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, e da Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), Carla Tavares.

Para Teresa Barreiros, diretora de Recursos Humanos da REN, a "renovação deste compromisso, que assumimos formalmente em abril de 2014, não só confirma como impulsiona as políticas e estratégias no âmbito da igualdade de género, quer interna, quer externamente, que temos vindo a desenvolver e que estão patentes nos nossos Planos para a Igualdade de Género, onde anualmente apresentamos medidas no âmbito de várias dimensões fomentadoras da igualdade de oportunidades, da diversidade e inclusão, e da captação de novos talentos". 

Suportado no Plano Igualdade de Género de 2022, o compromisso da REN abrange medidas e políticas que visam, entre outras coisas, continuar a contrariar a perpetuação de estereótipos de género e reforçar uma cultura de igualdade entre mulheres e homens; contribuir para um processo de seleção e recrutamento justo e objetivo; promover um maior equilíbrio entre mulheres e homens na empresa; garantir o principio de salário igual para trabalho igual ou de valor igual; promover a conciliação da vida profissional com a vida familiar e pessoal dos/as colaboradores/as; e assegurar o direito ao gozo das licenças de parentalidade pelos/as colaboradores/as.

O iGen é promovido pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) e pelas empresas a ele aderentes que se comprometem a desenvolver ações de promoção de igualdade de género nas suas organizações. Anualmente, a cerimónia de assinatura dos Acordos de Adesão e de Renovação de Compromissos, consagra a adesão de novos membros e a renovação do compromisso daqueles que já o integram, numa clara demonstração da importância atribuída à igualdade de género no quadro das políticas internas das organizações que o constituem, bem como o interesse suscitado pelos princípios e objetivos que norteiam este Fórum.


Sobre o iGen

Criado em 2013, o iGen é constituído por 74 organizações, tanto nacionais como multinacionais, dos setores público, privado e da economia social, que operam em Portugal e representam, no seu conjunto, cerca de 2% do PIB português.

Os membros do iGen estão comprometidos com uma cultura coletiva de responsabilidade social e justiça, incorporando nas suas estratégias de gestão os princípios de igualdade e não discriminação entre mulheres e homens no mercado de trabalho.