16 abril 2024

Clientes com tarifa social de gás natural podem trocar de esquentador com comparticipação de 75%

Acaba de ser lançado o programa ‘Troca de Esquentadores’, ação que permite aos consumidores economicamente vulneráveis da área de concessão da Portgás candidatarem-se a uma comparticipação de 75% para a instalação de um esquentador eficiente. Esta iniciativa é financiada no âmbito da 7.ª edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). O PPEC apoia projetos que contribuam para uma maior eficiência energética e inclui, pela 1.ª vez, medidas de eficiência no consumo do gás natural.

Nesta primeira oportunidade de participação no PPEC, a Portgás deu prioridade aos consumidores de gás natural mais vulneráveis. O programa ‘Troca de Esquentadores’ visa proporcionar aos clientes beneficiários da tarifa social de gás natural, com contrato ativo, condições especiais para substituição de esquentadores pouco eficientes, instalados há mais de 8 anos, por equipamentos novos, mais seguros e de alta eficiência. A medida aprovada prevê a substituição de 2.100 esquentadores, com um valor comparticipado pelo PPEC de 685.125,00 €.

A concessão da distribuidora Portgás abrange 29 concelhos dos distritos de Porto, Braga e Viana do Castelo, onde estão registados mais de 15 mil clientes com tarifa social. Os clientes elegíveis devem apresentar a candidatura através do site www.trocadeesquentadores.pt, no qual estão disponíveis todas as informações sobre a iniciativa. Para assegurar uma ampla divulgação desta medida, a Portgás está em articulação com as autarquias e enviará uma comunicação, via correio, aos consumidores abrangidos pela tarifa social de gás natural, com um folheto informativo sobre os benefícios da campanha.

Sobre o Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC)
Promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), é um programa de apoio e incentivo à implementação de medidas para melhorar a eficiência no consumo de energia. O programa avalia as medidas candidatas em função do mérito, considerando, entre outros critérios, o nível de poupanças que conseguem alcançar, tendo esta edição sido a primeira a abranger o setor do gás natural.

Sobre a Portgás
A Portgás é a concessionária de serviço público de distribuição de gás em 29 concelhos dos distritos de Porto, Braga e Viana do Castelo. É uma empresa detida a 100% pela REN - Redes Energéticas Nacionais, desde outubro de 2017. A Portgás tem como principal atividade o desenvolvimento e a exploração da rede de distribuição, infraestrutura com base na qual os diferentes comercializadores do mercado fornecem gás aos seus clientes.

A Portgás conta atualmente com mais de 406 mil clientes ligados à sua rede, sendo a maior distribuidora em extensão de rede (cerca de 6.500 km) e detém mais de 26% do total de clientes do país, cujo consumo representa cerca de 30% do gás distribuído a nível nacional.



;
0:00
/
0:00