Projeto nº 117

Estado Concluído

Início Mai 2020

Fim Dez 2021

ren

Sensorização permanente de CH4 e H2 em espaços fechados


Desafios

Monitorização permanente de espaços físicos com potencial formação de atmosferas explosivas nas Estações GRMS (Gas Regulating and Metering Station) da Rede Nacional de Transporte de Gás.


Objetivos

A sensorização permanente de CH4 e H2 em espaços fechados consiste na implementação de uma rede de sensores de metano (CH4) e de hidrogénio (H2) para monitorização remota dos níveis de concentração em salas de baterias e salas de processo das Estações GRMS.  

A ausência de monitorização permanente de espaços classificados (ATEX zona 1 e 2) poderá potencialmente gerar atmosferas explosivas na sequência da ocorrência de avarias /anomalias pondo em perigo pessoas e instalações.  

Fugas na instalação podem gerar níveis de concentração de CH4 potencialmente perigosos e, nas salas de baterias, o processo de eletrólise do eletrólito contido nos acumuladores e associado ao processo de carga dos mesmos, pode também produzir níveis de concentração de H2 potencialmente perigosos. A instalação de sensores de CH4 e H2 pretende mitigar o risco de exploração nestes espaços. A monitorização e supervisão é feita remotamente em tempo real. A recolha e armazenamento de dados é feita via plataforma de gestão e manutenção MAXIMO em integração com o SCADA. 

Para testar o conceito, realizou-se um piloto nas Estações de Bucelas e Frielas.


Benefícios

  • Reforço dos níveis de segurança de pessoas e bens nas infraestuturas da Rede Nacional de Transporte de Gás 
  • Quantificação e caracterização da existência de potenciais atmosferas explosivas 
  • Tomada de conhecimentos em tempo real e atuação em conformidade, caso se verifique a formação de atmosfera explosiva nos espaços monitorizados 
  • Recolha e tratamento de dados que permitem a melhoria e controlo de instrumentos procedimentais 
  • Aumento do nível de prevenção contra potencias incidentes/ acidentes nas Estações da infraestrutura da REN 
  • Com a introdução a breve prazo de hidrogénio na Rede Nacional de Transporte existe a necessidade de avaliação da adequabilidade das atuais GRMS face a esta nova realidade.  A possibilidade de  monitorização de H2 no interior destas instalações poderá ser uma ferramenta essencial no apoio à tomada de decisão. 

Video do projeto


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